A Cretovale

O que é Cooperativismo?

 

Cooperar significa trabalhar em comum, colaborar, ajudar e auxiliar solidariamente. Da mesma forma, cooperativismo é o instrumento pelo qual a sociedade se organiza, através de ajuda mútua, para resolver diversos problemas relacionados ao seu dia-a-dia.

 

No Brasil, encontramos iniciativas cooperativistas em diversos ramos de atividade econômica, como eletrificação, telefonia, indústria, saúde, consumo, transporte, turismo, educação, habitação, mineração e crédito, dentre outros.

Nos vários segmentos do cooperativismo, as cooperativas são compostas por associados que desempenham, ao mesmo tempo, o papel de proprietários e de usuários dos produtos e serviços por elas oferecidos.

Seja qual for a atividade desenvolvida, os princípios cooperativistas serão sempre:

 

 

Cooperativismo é uma doutrina econômica e social que representa uma forma alternativa de geração de trabalho e renda. Tem um papel includente e uma lógica diferente da do sistema mercantilista.

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida.